Alimentos apimentados diminuem o desejo por sal, diz estudo

Comer alimentos picantes pode ajudar a diminuir o desejo pelo sal, levando a baixar a pressão arterial, sugere um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que gostavam de alimentos apimentados pareciam comer menos sal porque “enganam” seus cérebros e acabam consumindo menos. Como resultado, verificou-se que eles tinham a pressão arterial mais baixa, reduzindo potencialmente o risco de doença cardíaca, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

ALIMENTO PICANTE BAIXA PRESSÃO ARTERIAL

Aproximadamente 75 milhões de adultos nos EUA tem  pressão sanguínea alta – também conhecidas como hipertensão. No Reino Unido, 16 milhões de pessoas sofrem desse mal.

O autor principal do estudo, Professor Zhiming Zhu, da Terceira Universidade Médica Militar em Chongqing, China, disse: “Anteriormente, um estudo piloto descobriu que vestígios de “capsaicina”, o produto químico que dá às pimentas seu aroma penetrante, aumentou a percepção da comida estar salgada. “Queríamos testar se esse efeito reduziria o consumo de sal”.

Principais conclusões:

O estudo, publicado na revista Hypertension, pesquisou 606 adultos chineses e determinou suas preferências em sabores salgados e picantes.

Os pesquisadores então associaram essas preferências à pressão arterial.

Eles descobriram que, em comparação com aqueles que gostavam menos de alimentos picantes, os participantes com uma alta preferência por alimentos picantes tinham as medições de pressão arterial diastólica (inferior) sistólica (superior) superior a 5 mm Hg de 8 mm Hg.

Os fãs de alimentos picantes consumiram menos sal do que os participantes que apresentavam pouca preferência pelo picante.

A equipe também usou técnicas de imagem para examinar duas regiões dos cérebros dos participantes – a ínsula e o córtex orbito frontal – que se sabe estarem envolvidos no reconhecimento do sabor salgado.

Eles descobriram que as áreas estimuladas pelo sal e especiarias se sobrepõem e que o picante aumentou ainda mais a atividade cerebral em áreas ativadas pelo sal.

Os cientistas disseram que este aumento da atividade provavelmente torna as pessoas mais sensíveis ao sal para que possam desfrutar de comida menos salgadas.

Como todos os participantes eram chineses, os pesquisadores disseram que estudos adicionais são necessários para determinar se as descobertas podem ser generalizadas para outros países.

O professor Zhu acrescentou: “Se você adicionar algumas especiarias à sua cozinha, você pode cozinhar alimentos com muito sabor, sem usar tanto sal.

” O hábito e a preferência são importantes quando se trata de alimentos picantes, mas mesmo um aumento pequeno e gradual de especiarias na sua comida pode ter um benefício para a saúde”.

Um estudo em maio revelou que surpreendentes 70% da ingestão de sal vem de refeições prontas e de comer fora – e não pelo uso do saleiro.

A American Heart Association recomenda não mais de 2.300 mg por dia – equivalente a uma colher de chá de sal – e um limite ideal de não mais de 1.500 mg por dia para a maioria dos adultos. No Reino Unido, as diretrizes do NHS recomendam não mais de 6g de sal (2.400mg de sódio, 1¼ de colheres de chá de sal) por dia.

Traduzido do site:

http://www.dailymail.co.uk/health/article-5035579/Spicy-food-tricks-brain-craving-salt.html

Turn up the heat! Eating spicy food lowers blood pressure because it ‘tricks’ the brain into craving less salt, study finds

Nota: Conforme a nossa pesquisa, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda o consumo de 5 gramas (uma colher de café), o que representa 2.000 mg de sódio.

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s