Risoto de Funghi

Rendimento: 6 porções  –  Dificuldade: médio  –  Tempo de preparo: 1 hora 15 min

Ingredientes:

  • 2 xícaras (400 gr) de arroz arbóreo (próprio para risoto)
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 cebola média cortada bem miudinha
  • 2 colheres de azeite + 2 colheres para finalizar
  • 1,5 litros de caldo de vegetais – veja a receita aqui (incluindo 3 xícaras da água de cozimento dos funghi)
  • 40 gr de funghi porcini secchi (cogumelos porcini secos, italianos ou chilenos)
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino ao gosto

IMG_0334Modo de preparo

Lave os funghi secos numa tigela com água para tirar algum resíduo que possam ter e troque a água várias vezes. Em uma panela coloque 1 litro de água para ferver e coloque nela os funghi para hidratar. Após ferver uns 10 minutos, desligue o fogo e retire os funghi com a ajuda de uma espumadeira. Reserve 3 xícaras da água de cozimento para juntar ao caldo de vegetais. Corte os funghi em pedaços finos médios e reserve.

Leve o caldo de vegetais ao fogo e mantenha-o em fervura branda. Acrescente as três xícaras da água de cozimento dos funghi ao caldo. Ajuste o sal. Numa panela grande, coloque duas colheres de azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os funghi e misture por alguns minutos, acrescente o arroz e misture por outros dois minutos, e por último o vinho, sem parar de mexer.

Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, coloque duas conchas de caldo e misture sem parar, vá acrescentando mais caldo à medida que ele for absorvido e continue mexendo sem parar.

Quando o arroz estiver cozido “al dente” (resiste suavemente à mordida), desligue o fogo e acrescente as duas colheres de azeite, um pouco mais de caldo, a salsinha picada e misture vigorosamente para que tudo fique completamente misturado, ajuste novamente o sal e tempere com pimenta.

Sirva imediatamente.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORCÃO  –  Porções: 6

  • Calorias: 379.2
  • Gorduras totais: 9.4 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 943.6 mg
  • Carboidratos: 57.5 gr
  • Fibras: 3.5 gr
  • Proteínas: 7.4 gr

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s