Guia de alimentos vegetarianos que não podem faltar na sua lista de supermercado

Então você decidiu que não quer consumir mais nada de origem animal e não sabe por onde começar? Vamos te ajudar com um guia básico de ingredientes que não podem faltar na sua cozinha.

1- Oleoginosas

OLEAGINOSAS

Castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas e trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Uma pequena porção pode nos fornecer cálcio, vitaminas E e B-6, riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e folato. Elas também são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório, além de serem uma das maiores fontes de ômega 3. Você também pode usar elas para fazer deliciosos leites vegetais.

2- Feijão

GRAOS

O feijão é um ótimo substituto e possui muitos benefícios se comparado à carne. Ele é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, minerais e antioxidantes em abundância. Meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne, com metade das calorias e muitas fibras.

3- Tofu

TOFU

Não tenha preconceito com o tofu, ele é um ótimo aliado na transição para o vegetarianismo. Além de ser super versátil e fácil de preparar, ele possui inúmeros benefícios. Ajuda a prevenir o risco de problemas cardiovasculares e pode diminuir os níveis de colesterol total em até 30%. É rico em proteínas e tem baixa caloria, cada 100 gramas de tofu tem aproximadamente 70 kcal. Dá para fazer grelhado, assado, creme, amassado, em receitas salgadas e doces. Então use a criatividade e abuse dos benefícios do tofu.

4- Grãos integrais

GRAO DE BICO

Arroz integral, aveia, quinoa e grão de bico também são ótimos para uma alimentação saudável e balanceada. Esses grãos fornecem uma variedade de vitaminas e minerais e seus benefícios são otimizados se combinados com outros alimentos. O arroz integral e o feijão, por exemplo, possuem muitos mais benefícios se consumidos juntos, do que separados, tendo uma porção rica em fibras, vitaminas e proteínas.

5- Abacate

ABACATE

É um alimento multifuncional e versátil, repleto de gorduras boas e proteínas. Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Também pode ser usado tanto em preparações doces, quanto salgadas.

6- Frutas variadas

FRUTAS

Virar vegetariano é uma descoberta de novos sabores, abra a cabeça e crie hábitos que você nunca teve antes. Todas as frutas possuem inúmeros benefícios e devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Opte sempre pelas frutas da época e tente variar nas escolhas, assim você consegue se beneficiar do maior número de nutrientes possíveis.

7- Legumes e verduras

LEGUMES

Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e são ótimos aliados para uma alimentação saudável e vegetariana. Possuem nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças. Sem contar que as hortaliças são ricas em potássio, um mineral que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.

Fonte: Artigo da Animal Equality Brasil – Organização internacional que se dedica a defender animais através de educação pública, campanhas, relações corporativas e investigações.

https://medium.com/@animalequality/guia-de-alimentos-vegetarianos-que-n%C3%A3o-podem-faltar-na-sua-lista-de-supermercado-ffa9923b7f3d

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s