Creme de Cajutiá

Rendimento: 6 porções – Dificuldade: fácil – Tempo de preparo: 55 min

Ingredientes

  • 1.200 gr de polpa de abóbora cabotiá (1,8 kg com casca) assada
  • 6 xícaras (1,5 lit.) de caldo de vegetais (veja a receita aqui)
  • 1 xícara de creme de leite de castanha de caju (veja a receita aqui)
  • 1 cebola (120 gr) picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de azeite
  • Sal e pimenta branca
  • Noz moscada a gosto
  • Cebolinha, croutons, salsinha para enfeitar

creme cajutia 2

Modo de Preparo

Para fazer esta receita, o ideal é ter o caldo de vegetais e o creme de “leite” já prontos, assim o tempo de preparação é bem rápido.

Corte a abóbora cabotiá pela metade mantendo a casca, coloque numa assadeira grande as duas metades, faça muitos furos com um garfo na polpa da abóbora. Unte as metades com meia colher de azeite usando um pincel de silicone, tempere com sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Coloque no forno para assar uns 25-30 minutos a uma temperatura de 210 graus, após esse tempo, teste com uma faca para ver se está pronta (a polpa deve estar macia). Retire do forno e deixe resfriar uns 10 minutos. Retire a polpa da casca ainda morna, assim sai bem fácil, e coloque numa tigela.

Numa frigideira antiaderente a fogo médio, coloque meia colher de sopa de azeite e adicione o alho e a cebola. Refogue, mexendo sempre. Após ficarem douradas desligue e reserve.

Com ajuda de um liquidificador (como os ingredientes ainda estão quentes o ideal é usar um liquidifcador com copo de vidro. Caso não tenha, deixe resfriar a abóbora uns 20-25 minutos.) Coloque porções de abóbora com caldo de vegetais e a cebola dourada e bata até formar um creme. Vá colocando as porções numa panela grande, até terminar toda a mistura.

Aqueça a panela com o creme a fogo médio, mexendo para não grudar, coloque o creme de castanhas e tempere com o sal, pimenta e noz moscada e deixe ferver. Desligue e sirva.

Sirva com torradas, croutons, cebolinha, salsinha, etc.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 6

  • Calorias: 224.8
  • Gorduras totais: 9.7 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 49.9 mg
  • Carboidratos: 33.8 gr
  • Fibras: 7.5 gr
  • Proteínas: 6.2 gr

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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