Maionata

Rendimento: 20 colheres (300 ml) –  Dificuldade: Fácil –  Tempo de preparo: 25 min

Ingredientes

  • 1 batata (220 gr) grande
  • ½ cenoura (70 gr)
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo ou melaço de cana (ou açúcar demerara)
  • Sal a gosto

maionese vegetal com cenoura 1

Modo de preparo

Prepare a batata, descasque, corte-a em rodelas e reserve.

Descasque a cenoura e rale fino com ajuda de um ralador. Reserve.

Coloque uma panela com água para ferver, adicione a batata e ferva até ficar macia. A cenoura não precisa ser fervida. Reserve e deixe resfriar.

Num liquidificador junte a batata cozida e a cenoura ralada, o suco de limão, a mostarda, o xarope ou melaço e por último o azeite aos poucos, bata a alta velocidade até ficar cremoso. Se ficar muito grosso adicione um pouco de água até retomar a cremosidade.

Coloque a maionese em um frasco de vidro previamente higienizado (para higienizar coloque o vidro em uma panela com água fervendo, por 5 minutos, retire com ajuda de uma pinça e deixe resfriar a temperatura ambiente).

Armazene a maionese na geladeira, bem tampado, por até 5 dias.

Use em saladas, sanduíches, hambúrgueres, etc. etc.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: aproximado 20 colheres (300 ml)

  • Calorias: 29.9
  • Gorduras Totais: 2.1 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 11.9 mg
  • Carboidratos: 2.9 gr
  • Fibras: 0.4 gr
  • Proteínas: 0.2 gr

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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