Pudim da Nonna

Rendimento: 12 porções –  Dificuldade: Fácil –  Tempo de preparo: 15 min

Ingredientes

  • 1 abobora cabiotiá/japonesa de 1 kg. (rende uns 600 gr de polpa descascada e cozida que usaremos na receita)
  • 1 litro de leite vegetal
  • 300 gr de açúcar demerara
  • 100 gr de amido de milho
  • 4 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 3 colheres de conhaque (opcional, não coloque se vai ser consumido por crianças)
  • 1 colher de chá de casca de limão ralado bem fininho (eu usei limão siciliano)
  • Calda de caramelo: 4 colheres de sopa de açúcar demerara + 2 colheres de sopa de água

pudim da nonna 4

Modo de preparo

Corte a abóbora pela metade, retire as sementes e deixe a casca, coloque numa forma rasa as duas metades e leve ao forno, a uma temperatura de 250 ºC por uns 30-35 minutos, ou até que esteja macia. Retire e deixe resfriar até ficar morna. Com ajuda de uma colher retire a polpa delicadamente, deve render uns 600 gr. Eu normalmente preparo a abóbora o dia anterior e guardo na geladeira, assim o preparo fica muito mais rápido, depois de preparar e só colocar na geladeira para resfriar.

Coloque as 4 colheres de sopa de açúcar e 2 de água numa forma de pudim e leve ao fogo médio, assim que o açúcar começar a escurecer retire do fogo e com movimentos circulares vá espalhando o caramelo uniformemente pelo molde. Deixe resfriar e reserve.

Quando a abóbora estiver morna, coloque a metade no liquidificador com a metade do leite, do amido, do extrato de baunilha e do açúcar, bata até ficar homogêneo (a mistura deve ficar cremosa, se estiver muito liquida adicione um pouco mais de polpa de abobora e se ficar muito grossa adicione um pouco de leite), despeje numa panela e repita o procedimento com a outra metade.

Cozinhe a mistura fogo médio, mexendo sem parar até ferver, após dois minutos de fervura retire do fogo e despeje a mistura na forma de pudim e deixe resfriar por uns 40 minutos. Tampe a forma com filme plástico e leve na geladeira até o dia seguinte (ou pelo menos 8 horas de geladeira).

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 12 porções

  • Calorias: 207.4
  • Gorduras Totais: 1.6 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 47.2 mg
  • Carboidratos: 46.6 gr
  • Fibras: 1.0 gr
  • Proteínas: 2.8 gr

Esta receita é da minha infância, que minha mãe ainda faz, hoje é veganizada e sem lactose.

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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