Leite de Coco Natural Caseiro

Rendimento: 700 ml – Dificuldade: Fácil – Tempo de preparo: 10 min

Ingredientes

  • 1 coco seco inteiro, aquele de casca marrom (confira que tenha água dentro)
  • 600 ml de água mineral ou filtrada

leite de coco 2

Modo de preparo

Retire a polpa da casca. O método mais rápido e segurar o coco com um pano na mão (para não se machucar) e dar umas marteladas até o coco rachar. Depois com ajuda de uma faca sem ponta vá abrindo aos poucos o coco pela rachadura cuidando de recolher cuidadosamente a água numa vasilha (uns 100 – 120 ml).

Depois do aberto o coco, com cuidado continue retirando aos poucos a polpa com a mesma faca sem ponta. Depois de algumas tentativas,conseguirá tirar a casca em alguns minutos.

Outro método mais demorado (uns 20-25 minutos) é colocar o coco inteiro numa travessa e colocar no forno a alta temperatura até rachar, o ruim e que pode-se perder a água (mas a vantagem e que a temperatura facilitará a retirada da polpa da casca).

Coloque a polpa, a água do coco e os 600 ml de água filtrada ou mineral em um liquidificador de alta velocidade por uns 30-60 segundos. Se quiser um leite mais ralo acrescente mais um copo de água. Eu particularmente gosto mais cremoso.

Retire do liquidificador e com o uso de uma tigela, as mãos e um pano de cozinha (como filtro) ou um “voil” próprio para culinária (se fala voal) aperte para separar o leite da polpa moída (ou farofa, resíduo, etc. que pode ser usado para colocar em outras receitas como mingau, bolos, biscoitos, etc.). Pode usar também uma peneira de malha de aço fino ou chinois (aquele cônico).

Pode consumir na hora, com achocolatados, na preparação de molhos, cremes, vitaminas, etc.

Dura até 3 dias na geladeira ou pode congelar se for usar ocasionalmente.

Como é um leite natural, a água vai separar da gordura, mas e só dar uma misturada e volta ao normal. Se a gordura estiver solida é só esquentar um poco e misturar de novo.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porção: 700 ml (inclui 120 ml de água de coco)

  • Calorias: 730.0
  • Gorduras Totais: 66.0 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 182.0 mg
  • Carboidratos: 243,8 gr
  • Fibras: 7.7 gr
  • Proteínas: 10,59 gr

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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