Nhoque de Batatas (Sem Ovo)

Rendimento: 6 porções – Dificuldade: Média – Tempo de preparo: 60 min

Ingredientes

  • 1,2 kg de batatas inteiras com a casca
  • 3 xícaras (360 gr) de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal marinho

Molho: Da sua preferência (eu usei molho “Bolonhesa”, ver receita aqui)

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Modo de preparo

Leve uma panela de água a ferver, coloque as batatas inteiras com a casca e cozinhe por 30 minutos. Para testar se as batatas estão cozidas, faça o teste do palito: se o palito atravessar facilmente pelo centro das batatas estão prontas.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as, passe-as por água fria por alguns segundos e descasque-as enquanto ainda estiverem quentes.

Corte as batatas e com ajuda de um espremedor  faça um purê e coloque sobre uma superfície de trabalho ou bancada. Se você não tiver um espremedor de batatas, amasse com um garfo. Peneire a farinha em cima do purê de batatas.

Pegue uma espátula de cozinha (ou faca grossa) e comece a cortar a massa verticalmente e horizontalmente, como se fosse um tabuleiro de xadrez. Esse passo é essencial para misturar bem os ingredientes, de modo que a farinha penetre no purê de batata.

Amasse os ingredientes com as mãos, até obter uma massa homogênea. Continue amassando até que a massa fique firme, suave e um pouco pegajosa, uns 2-3 minutos. Se estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha para evitar grudar na bancada.

Enrole a massa em forma tubular e cubra-a com uma toalha de cozinha limpa. Deixe a mistura descansar por 10 minutos antes de prosseguir.

Uma vez decorrido o tempo, retire a toalha da massa, jogue um pouco de farinha na bancada, corte uma parte da massa e enrole-a em forma de salsicha. Corte em pedaços de uns 2 cm. Cada uma dessas peças se tornará um nhoque.

Para fazer o nhoque, pegue um garfo com um pouco de farinha e gentilmente pressione e enrole cada unidade contra os dentes do garfo assim dará aquele desenho clássico que ajudará a massa a reter o molho .

Para cozinhar os nhoques, basta mergulhá-los em água fervente e mantê-los até que subam à superfície. Retire da panela com uma espumadeira e repita o processo até cozinhar todos os nhoques.

Sirva com o molho da sua preferência.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 6 porções SEM MOLHO

  • Calorias: 356.4
  • Gorduras Totais: 0.7 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 683.0 mg
  • Carboidratos: 77.2 gr
  • Fibras: 6.4 gr
  • Proteínas: 9.6 gr

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 6 porções COM MOLHO BOLONHESA (nossa receita)

  • Calorias: 467.6
  • Gorduras Totais: 4.4 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 784.0 mg
  • Carboidratos: 89.1 gr
  • Fibras: 13.8 gr
  • Proteínas: 19.1 gr

 

Receita adaptada do site: http://www.thevegancorner.com/how-to-make-gnocchi/

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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