Macarrão com Estrogonofe de Cogumelos

Rendimento: 6 porções – Dificuldade: Fácil – Tempo de preparo: 35 min

Ingredientes

  • 500 gr de massa da sua preferência (eu usei macarrão tipo Parafuso sem ovo)
  • 400 gr de cogumelos Portobello, Paris ou da sua preferência (eu usei Paris)
  • 5 xícaras de caldo de vegetais (ver receita aqui)
  • 2 colheres de sopa de levedura nutricional em flocos (ou Nutritional Yeast, compra em lojas de produtos naturais)
  • 1 colher de chá de missô (aquela pasta tradicional de soja fermentado que vende nos supermercados, muito usado na culinária japonesa)
  • 1 cebola (180 gr) grande picada
  • 1 e ½ xícara de creme de castanha de caju (ver receita aqui)
  • 1/2 colher de chá de sal (o missô costuma ser bem salgado, acerte o sal a seu gosto)
  • 1/4 colher de chá de pimenta preta moída na hora ou a gosto
  • O suco de ½ limão
  • Salsinha picada fresca, para enfeitar

 

 

macarrão com estrogonofe cogumelos 6

Modo de preparo

Lave os cogumelos com uma escovinha para retirar qualquer vestígio de terra, escorra, corte a ponta do caule, corte cada cogumelo em 4 fatias e reserve.

Corte a cebola em cubinhos.

Coloque uma panela grande para aquecer a fogo médio, coloque 1/3 de xícara de caldo de vegetais e adicione as cebolas, deixe refogando por uns 3-4 minutos.

Adicione o macarrão, os cogumelos, o caldo de vegetais, a levedura nutricional, o missô e a pimenta preta. Deixe ferver e deixe ferver por 10-15 minutos, ou até a massa ficar “al dente”, mexendo frequentemente para garantir que nada grude no fundo da panela.

Quando o macarrão estiver pronto, desligue o fogo, adicione o suco de limão e o creme de castanha de caju e misture bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Acerte o sal e a pimenta se for necessário. Está pronto.

Sirva ainda quente e enfeite com salsinha bem picadinha

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 6

  • Calorias: 449.9
  • Gorduras Totais: 9.7 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 404.2 mg
  • Carboidratos: 76.2 gr
  • Fibras: 7.1 gr
  • Proteínas: 16.7 gr

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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