Tofu- Propriedades Nutricionais e Medicinais

Tofu é um alimento produzido a partir da soja que apresenta uma textura firme (como a do queijo), sabor delicado e cor branca cremosa.

Os chineses descobriram o tofu há mais de dois mil anos, mas esse rico alimento também passou a fazer parte da alimentação japonesa e coreana. No ocidente, não se sabe ao certo quando o tofu chegou, mas o dicionário espanhol Vocabulário da Lingoa de Iapam, de 1603, traz o que é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.

tofu

O tofu é feito de leite de soja e seu processo de fabricação é muito parecido com o do queijo fabricado a partir do leite, tendo ambos a mesma consistência. É, por isso, muito conhecido por queijo de soja.

O seu sabor é suave e combina com vários tipos de receitas. Na culinária asiática o tofu é usado tanto em receitas doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes.

Nutricionalmente, tem um conteúdo proteico muito rico, sendo um bom substituto da carne para os vegetarianos. Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio (Nigari). É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio.

Mas não apenas os vegetarianos podem se beneficiar do tofu: adeptos de uma alimentação saudável, intolerantes à lactose e vários grupos com necessidades e ideologias diferentes recorrem a esse alimento para consumir proteína com baixo teor de gordura.

Propriedades nutricionais e medicinais do tofu

Como é um derivado da soja, o tofu tem as mesmas propriedades da leguminosa. 100 gramas do produto contêm 85% de água; 7,5 gramas de proteína; e somente 70 calorias. Ou seja, é uma fonte importante de proteínas (principalmente para os vegetarianos), além de oferecer riqueza de minerais como fósforo, cálcio e magnésio. Outra vantagem é que o Tofu é mais fácil de digerir do que o grão de soja ou a proteína texturizada de soja. Sua maior digestibilidade faz do tofu a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.

Para que as necessidades proteicas sejam supridas satisfatoriamente, é recomendável a ingestão de três porções diárias de soja ou seus derivados. Por exemplo: uma fatia de Tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja.

Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama é menor entre as mulheres americanas de ascendência asiática consumidoras de tofu e outros derivados da soja. A explicação são os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino.

Além de todas essas vantagens, o tofu é muito fácil de preparar. Recomenda-se que seja utilizado em seu preparo soja orgânica. Uma dica para ser usada nas receitas com tofu é bater o queijo de soja com um pouco de água no liquidificador até obter a consistência de um purê. Cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro.

 

Fonte do artigo: https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3377-tofu-propriedade-calorias-e-receita

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s