O ARCO-ÍRIS DAS FRUTAS E VERDURAS: propriedades alimentícias com base nas cores dos alimentos

Quem nunca ouviu falar que para se alimentar bem, basta ter sempre à mesa pratos coloridos, com os mais diversos tipos de frutas e verduras.

colorful

Que a variedade é fundamental para se alcançar todas as necessidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, carboidratos e tudo o mais o que a máquina corpo precisa para funcionar bem, parece bastante compreensível, mas aqui veremos as propriedades que frutas e verduras possuem, com base na cor que apresentam.

arco-iris2

Cor é vida e vida é cor. Veja o que cada cor pode revelar sobre a riqueza de cada alimento:

Branco

Os frutos e vegetais brancos podem conter substâncias que atuam positivamente em nossa saúde tais como, a alicina, que tem sido associada à redução do colesterol no sangue e da pressão sanguínea, bem como uma possível redução o risco de câncer e de doenças de estômago e coração.

Alguns membros do “grupo branco”, como bananas e batatas, podem ser considerados boas fontes de minerais como o potássio.

Entre as frutas e vegetais estão associados com a cor branca, estão: Alho, bananas, couve-flor, cebolas, batatas, pêssegos brancos, peras, alho-poró, nabos brancos e chalota (Allium ascalonicum).

Amarelo

Os alimentos de cor amarela ou laranja são geralmente ricos em carotenoides. O betacaroteno, como contém cenoura e a abóbora, é convertido em vitamina A pelo organismo, de modo a manter olhos, membranas e mucosas saudáveis.

De acordo com especialistas, os alimentos ricos em carotenoides podem reduzir riscos de câncer e de doenças cardíacas, bem como melhorar as funções do sistema imunológico.

As frutas amarelas ou laranjas são ricas em vitamina C e ácido fólico, considerado essencial durante a gravidez para o desenvolvimento adequado do feto.

Uma pesquisa recente revelou como vegetais ricos em carotenoides podem prevenir doenças degenerativas como a esclerose lateral amiotrófica.

Entre os vegetais de cores amarelos e laranja se incluem:  Apricó (ameixa-armênia ou damasco), laranjas, abacaxi, cenouras, limão-siciliano, manga, clementinas, mandarins, melões, mamão, batata-doce, pimentão amarelo, pêssegos amarelos, nectarinas e abóbora.

Vermelho

As frutas e verduras vermelhas devem a sua cor à presença de pigmentos como o licopeno e as antocianinas. O licopeno, presente por exemplo no tomate, na melancia e na toranja, pode ser responsável pela redução do risco de diversos tipos de câncer, com referência particular ao câncer da próstata.

As antocianinas, encontradas nos morangos e nas framboesas por exemplo, atuam como poderosos antioxidantes que evitam danos celulares e protegem a saúde do coração.

Entre as frutas e os vegetais vermelhos estão: Ginjas, melancia, laranja vermelha, repolho vermelho, cerejas, cebolas vermelhas, morangos, framboesas, maçãs vermelhas, romãs, cranberries, pimentas vermelhas, tomate, ruibarbo, radicchio vermelho, beterraba, rabanetes, groselhas e uva vermelha.

Verde

O verde das frutas e dos vegetais se dá principalmente por causa da presença de um pigmento chamado clorofila. Algumas das plantas deste grupo, tais como o espinafre, a ervilha, o pimentão verde, os pepinos e o aipo, contêm luteína.

A luteína, juntamente com a zeaxantina, presente principalmente no milho, nas pimentas vermelhas e nas laranjas, ajuda a manter olhos saudáveis. O espinafre e o brócolis são uma valiosa fonte de ácido fólico e ferro.

O grupo “verde” inclui, por exemplo: Aspargos, abacate, brócolis, alcachofras, couve de Bruxelas, couve, repolho chinês, pepinos, agrião, kiwi, endívia, alface, limão, pimentão verde, ervilha, rúcula, aipo, espinafre, uvas e abobrinhas.

Roxo – Azul

Frutas e legumes roxos ou azuis têm um tom semelhante devido ao seu teor de pigmentos naturais chamados antocianinas. Eles se encontram principalmente em amoras e uvas-passas, atuam como poderosos antioxidantes nas células do nosso corpo e nos protegem do risco de câncer, do acidente vascular cerebral e das doenças cardíacas.

Também podem ajudar a melhorar a memória e o envelhecimento saudável.

Alguns exemplos de alimentos roxos ou azuis: Cenouras roxas, figos, berinjela, mirtilos, amora, batata-roxas, ameixa, Ribes negros, uvas  pretas e uvas-passas.

Pretos

Apesar de a cor preta não estar no arco-iris, ela representa a falta parcial ou completa da luz e, em termos alimentares, vale a pena falar dela pois, os alimentos de cor preta podem conter altas quantidades de nutrientes e antioxidantes como: magnésio, fibras, antocianinas, ferro, ácido fólico, flavonoides, polifenóis e taninos.

Estes podem atuar seja como antienvelhecimento celular, seja como anticâncer pois combatem os radicais livres e melhoram a saúde em geral.

São alimentos pretos: Feijão-preto, arroz preto, gergelim preto, jabuticaba, amora bem madura, alho preto, chá preto, lentilha preta e soja preta.

Fonte do artigo:  https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/5490-alimentacao-cores-nutrientes

 

 

 

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s