Manteiga de Amendoim (Peanut Butter)

Rendimento: 700 gr (28 colheres de sopa de 25 gr) – Dificuldade: Fácil – Tempo de preparo: 40 min

Ingredientes

  • 650 gr de amendoim torrado, descascado e levemente salgado (já tem pronto no mercado – Eu uso 650 gr porque é a capacidade máxima do copo do meu processador)
  • 1 xícara de açúcar demerara (uns 200 gr – ou mais ou menos, fica a gosto)

PEANUT BUTTER4

Modo de Preparo

Para o preparo desta receita se faz necessário um processador de alimentos potente, para conseguir a cremosidade ideal, com liquidificador é muito trabalhoso, não recomendo.

O primeiro passo é colocar o amendoim numa assadeira e colocar no forno a 220ºc por uns 20 minutos (após 10 minutos dar uma mexida para aquecer uniformemente os grãos), assim o calor vai liberar mais facilmente a gordura do amendoim e o processo é bem mais rápido. Esse é o segredo para ficar uma pasta cremosa e sem precisar adicionar óleo.

Num liquidificador, bata o açúcar demerara até ficar um pó, bem fino, assim não se percebe o açúcar na manteiga de amendoim. Reserve. Pode usar também melado de cana , mas por experiencia própria não recomendo, se você exceder o ponto ele vira uma paparoca impossível de comer.

PEANUT BUTTER11

Coloque o amendoim ainda quente do forno no copo do processador e comece batendo a velocidade máxima, este processo vai levar uns 15-20 minutos dependendo da potência do processador. No começo o amendoim vai virar uma farofa e depois aos poucos adquire a consistência de pasta. Ocasionalmente desligue o processador, retire com uma colher o amendoim que fica grudado nas paredes do copo do processador.

PEANUT BUTTER12

Quando estiver com consistência mais líquida adicione o açúcar aos poucos, tentando manter a velocidade do processador constante, assim o açúcar vai se integrar ao creme perfeitamente. Está pronto.

PEANUT BUTTER13

A duração é de um mês dentro da geladeira, num pote hermeticamente fechado. Eu uso um frasco de vidro, fervido na água (ou vapor) junto com a tampa, para eliminar qualquer bactéria, assim garanto maior durabilidade. O ideal e consumi-lo após 8 horas de geladeira.

Rende uns 700 gr, equivalente a dois frascos de vidro de 350 gr cada um.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 28 colheres de sopa de 25 gr

  • Calorias: 162.7
  • Gorduras Totais: 11.5 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 4.3 mg
  • Carboidratos: 14.5 gr
  • Fibras: 1.9 gr
  • Proteínas: 5.5 gr

 

 

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s