Uma dieta à base de plantas melhora a saúde e previne doenças alimentando as bactérias boas do trato digestivo.
Trilhões de bactérias vivem em seu trato digestivo e desempenham um papel importante na saúde. Dos milhares de espécies de micróbios intestinais que vivem em seu intestino, no entanto, alguns são saudáveis para o seu corpo – enquanto outros não são.
Uma dieta saudável à base de plantas melhora a saúde e a diversidade dos micróbios do intestino, prevenindo e tratando doenças como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e inflamações associadas a doenças autoimunes.
Dicas para um intestino saudável
– Consuma fibra
Alimentos ricos em fibras alimentam as bactérias saudáveis que melhoram a função imunológica, reduzem a inflamação e as doenças crônicas e até ajudam a regular o humor.
– Escolha Alimentos Ricos em Prebióticos
Prebióticos alimentam bactérias saudáveis. Boas fontes de prebióticos incluem alcachofras, chicória, verduras cruas, alho-poró, cebola, alho, aspargos, trigo integral, espinafre, feijão, banana, aveia e soja.
– Experimente alimentos probióticos
Probióticos são bactérias vivas ou leveduras encontradas em alimentos fermentados que, quando consumidos, passam a residir no intestino e melhorar a saúde. Fontes saudáveis incluem chucrute, tofu, misso, tempeh, kimchi e kefir.
Tempeh
– Evite alimentos de origem Animal
Carnes vermelhas, produtos lácteos com alto teor de gordura e alimentos fritos reduzem o crescimento de bactérias saudáveis e aumentam o crescimento de bactérias “ruins” ligadas a doenças crônicas.
– Limite as gorduras
Evite frituras, refogue com spray de cozinha ou caldo em vez de óleo, e use molhos de salada com pouca gordura, especialmente se você tem diabetes ou pré-diabetes. A maioria dos alimentos vegetais é naturalmente pobre em gordura.
– Evite antibióticos desnecessários
O uso excessivo de antibióticos pode matar as bactérias saudáveis. O “Food and Drug Administration” dos EUA estima que 80% dos antibióticos são atualmente usados na produção animal.
– Pratique um estilo de vida saudável
Exercitar-se, dormir o suficiente e controlar o estresse podem ter um impacto positivo nos micróbios intestinais.
“Você sabia que somos apenas 10% humanos? Noventa por cento das nossas células são células microbianas não humanas. Como nossa dieta influencia nossos micróbios, é verdade: realmente somos o que comemos. ”
Meghan Jardine, M.S., M.B.A., R.D., L.D., C.D.E., Diretora Associada de Educação em Nutrição em Diabetes, Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável.
Artigo traduzido do site: https://www.pcrm.org/health-topics/gut-bacteria
amei o texto, parabéns !
http://docesparadiabeticos.com.br/
CurtirCurtir