Então você decidiu que não quer consumir mais nada de origem animal e não sabe por onde começar? Vamos te ajudar com um guia básico de ingredientes que não podem faltar na sua cozinha.
1- Oleoginosas

Castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas e trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Uma pequena porção pode nos fornecer cálcio, vitaminas E e B-6, riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e folato. Elas também são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório, além de serem uma das maiores fontes de ômega 3. Você também pode usar elas para fazer deliciosos leites vegetais.
2- Feijão

O feijão é um ótimo substituto e possui muitos benefícios se comparado à carne. Ele é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, minerais e antioxidantes em abundância. Meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne, com metade das calorias e muitas fibras.
3- Tofu

Não tenha preconceito com o tofu, ele é um ótimo aliado na transição para o vegetarianismo. Além de ser super versátil e fácil de preparar, ele possui inúmeros benefícios. Ajuda a prevenir o risco de problemas cardiovasculares e pode diminuir os níveis de colesterol total em até 30%. É rico em proteínas e tem baixa caloria, cada 100 gramas de tofu tem aproximadamente 70 kcal. Dá para fazer grelhado, assado, creme, amassado, em receitas salgadas e doces. Então use a criatividade e abuse dos benefícios do tofu.
4- Grãos integrais

Arroz integral, aveia, quinoa e grão de bico também são ótimos para uma alimentação saudável e balanceada. Esses grãos fornecem uma variedade de vitaminas e minerais e seus benefícios são otimizados se combinados com outros alimentos. O arroz integral e o feijão, por exemplo, possuem muitos mais benefícios se consumidos juntos, do que separados, tendo uma porção rica em fibras, vitaminas e proteínas.
5- Abacate

É um alimento multifuncional e versátil, repleto de gorduras boas e proteínas. Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Também pode ser usado tanto em preparações doces, quanto salgadas.
6- Frutas variadas

Virar vegetariano é uma descoberta de novos sabores, abra a cabeça e crie hábitos que você nunca teve antes. Todas as frutas possuem inúmeros benefícios e devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Opte sempre pelas frutas da época e tente variar nas escolhas, assim você consegue se beneficiar do maior número de nutrientes possíveis.
7- Legumes e verduras

Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e são ótimos aliados para uma alimentação saudável e vegetariana. Possuem nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças. Sem contar que as hortaliças são ricas em potássio, um mineral que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.
Fonte: Artigo da Animal Equality Brasil – Organização internacional que se dedica a defender animais através de educação pública, campanhas, relações corporativas e investigações.

Muito bom !!!!
CurtirCurtir