5 truques para cozinhar quinoa e 5 erros a evitar

24/5/18 por Eliane Oliveira

quinoa-beneficios

A quinoa é considerada um superalimento e está em alta nas dietas porque é um alimento bastante nutritivo que, devido à sua versatilidade, pode inclusive substituir o arroz de vez em quando. Ela é rica em vitaminas do complexo B, minerais como ferro, zinco, magnésio, fósforo, cobre, ácido fólico, proteínas e fibras.

Além disso, ela é um alimento baixo em calorias, não contém glúten e promove vários benefícios para a saúde (contribui para o funcionamento do cérebro, ajuda a prevenir a osteoporose, atua como regulador hormonal e combate a obesidade).

Existem várias formas de consumir quinoa, seja como entrada, prato principal, com carnes, peixes, legumes, vegetarianos e afins, mas para utilizá-la de forma correta, é preciso saber como cozinhá-la.

Por isso vamos ensinar alguns truques do que fazer e o que não fazer para que ela não fique muito mole ou “empapada”, algo muito comum de ocorrer.

5 erros a evitar ao cozinhar a quinoa

Segundo a nutricionista Priscila Di Ciero, os principais erros no preparo da quinoa são:

  1. Pensar que a quinoa é um grão – Isso faz com que pensemos que ele necessite de um tempo de cozimento maior e mais água para o cozimento. Porém a quantidade de água correta equivale a 2 medidas de água para 1 de quinoa apenas.
  2. Pular a lavagem – É preciso lavar a quinoa para tirar o amargor que ela possui superficialmente, mas como ela é fininha, achamos que não é necessário. Puro engano! Precisa sim lavar a quinoa e para isso basta utilizar uma peneira fininha.
  3. Cozinhar demais – Isso faz com que a quinoa fique empapada e, para evitar isso, além de respeitar a quantidade de água informada anteriormente, deve-se cozinhar em fogo baixo, evitar mexer e cozinhar por 15 minutos apenas.
  4. Deixar a quinoa encharcada antes de cozinhá-la – Depois de lavar, deixe escorrer bem a quinoa, aproximadamente 15 minutos.
  5. Usar água fria ou caldo de legumes frio para cozinhar – Assim como fazia nossas mães e avós no preparo do arroz, deixe sempre uma chaleira ou uma caneca com água fervente para preparar a quinoa.

5 truques para cozinhar quinoa

Além de simplesmente cozinhar a quinoa, também é possível aproveitar este momento e temperá-la a gosto, seja antes, durante ou depois do cozimento. Para essas formas de preparo, os passos indicados acima são indispensáveis para que ela fique soltinha e cozida no ponto certo. É o mesmo caso do arroz, se errarmos a mão na água ou colocá-lo para fritar sem escorrer, ele vira uma papa.

  1. Preparo da quinoa igual ao do arroz – Caso queira preparar da mesma forma que se prepara o arroz, basta fritar um pouco de alho e cebola em um pouco de azeite ou óleo, colocar a quinoa bem escorrida e acrescentar a água quente na proporção indicada (2 partes de água para 1 de quinoa). Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos ou até secar a água.
  2. Preparo da quinoa com caldo de legumes – O processo é o mesmo com o que foi feito acima, mas ao invés de utilizar água fervente, utilize o caldo de legumes quente. Apenas tome cuidado com o sal, pois caso o caldo de legumes tenha algum tempero, poderá interferir no sabor.
  3. Preparo da quinoa sem refogar antes – Neste método o azeite vai por último, garantindo assim que a quinoa fique mais soltinha e saborosa. Ferva a água com um pouco de sal ou o caldo de legumes, acrescente a quinoa e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada para terminar o cozimento. Assim que secar a água e a quinoa estiver cozida, acrescente um fio de azeite.
  4. Escorrendo a quinoa após o cozimento – Nesta outra receita base, o preparo é praticamente o mesmo, mas aconselha-se a escorrer a quinoa após os 15 minutos de cozimento para tirar o excesso de água e colocar de volta na panela para que ela acabe de secar. Neste link existem outras receitas e sugestões em que podemos incluir a quinoa cozida.
  5. Cozinhar quinoa como macarrão – Uma forma light, saudável e bem saborosa de fazer quinoa é, depois de tê-la lavado e deixado escorrer a água da lavagem, cozinhá-la em água fervente levemente salgada (2 medidas de água para cada uma de quinoa), e fazer escorrer a água restante do cozimento, assim como fazemos com o macarrão. Após isso, pode-se temperar a quinoa com azeite cru (sem refogar ou levar ao fogo, isso é gostoso e saudável), temperar com ervas frescas ou secas (salsinha, cebolinha, orégano, pimenta-do-reino, etc.) e adicionar tomate fresco picadinho, azeitonas, tomate seco, o que quiser (veja ideias de receitas ao final do artigo).

Dica de ouro

Para não errar no ponto do cozimento da quinoa, basta observar o seu aspecto: quando ela estiver com uma linha fina esbranquiçada em torno das sementes, significa que ela está no ponto.

Outra coisa: na dúvida, prove um pouco para verificar se já está na consistência desejada. Se achar que já está do seu gosto, mas ainda estiver com água, faça o último procedimento de escorrer a água e volte com ela para a panela para terminar de secar.

Aproveite os benefícios da quinoa e incremente suas receitas…

Use a criatividade!

Artigo do site: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/6685-5-truques-cozinhar-quinoa-5-erros-a-evitar

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s