A alta ingestão de fibras pode reduzir o risco de sintomas de depressão, de acordo com um estudo publicado na Nutrition. Pesquisadores revisaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição e compararam registros de dieta com resultados de questionários sobre depressão.

Xu H, Li S, Song X, Li Z, Zhang D. Exploration of the association between dietary fiber intake and depressive symptoms in adults. Nutrition. Published online March 21, 2018.
Aqueles que consumiram 21 gramas de fibra por dia de frutas, verduras e todas as fontes apresentaram menor probabilidade de apresentar sintomas depressivos, em comparação com aqueles que consumiram menos fibra.
Um possível mecanismo é a capacidade da fibra de alterar a microbiota intestinal para reduzir a inflamação e o estresse oxidativo. Os autores pedem iniciativas para aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras entre os adultos para prevenir a depressão, já que a ingestão diária média de fibras é muito menor do que as quantidades recomendadas.
Fonte: Physicians Committee for Responsible Medicine. Traduzido do site:
http://www.pcrm.org/health/medNews/fiber-intake-reduces-risk-for-depressive-symptoms
