Creme de Mandioquinha

Rendimento: 6 porções – Dificuldade: Fácil – Tempo de preparo: 40 min

Ingredientes

  • 900 gr mandioquinha descascada e picada
  • 6 dentes de alho picado
  • 3 xícaras de caldo de vegetais pronto (veja a nossa receita aqui)
  • 3 xícaras de água (reserve 1 xícara caso o creme fique muito grosso no liquidificador)
  • 1 talo de alho poró (150 gr) cortado em rodelas
  • 1 cebola média (100 gr) cortada em rodelas
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto
  • Folhas verdes, salsinha, cebolinha, coentro, etc.
  • Para temperar usei um mistura de temperos secos que já vem pronto (manjericão, tomilho, manjerona, cebola, alho, erva-doce em sementes, pimentão vermelho, pimenta do Reino, pimenta calabresa, extrato de páprica, açúcar, sal Rosa)

creme de mandioquinha 2

Modo de preparo

Descasque e corte os vegetais.

Numa panela a fogo médio, coloque o azeite e refogue o alho poró, a cebola e o alho por 3-4 minutos. Adicione a mandioquinha descascada e picada, adicione as 3 xícaras de caldo de vegetais e 2 xícaras de água quente e tempere a seu gosto (com sal, pimenta ou uma mistura de temperos como a que eu usei). Deixe cozinhar até a mandioquinha ficar macia.

Com o uso de um liquidificador (de copo de vidro, se for bater ainda quente) vá batendo a sopa com os vegetais até ficar cremoso e coloque novamente numa panela. Repita o procedimento até bater toda a sopa. Se o creme ficar muito grosso, acrescente mais água do cozimento que estava reservada.

Aqueça o creme na panela a fogo baixo até começar a ferver. Acerte novamente os temperos. Desligue. Está pronto.

Sirva e acompanhe com ervas frescas (salsinha, coentro, cebolinha, etc.), croutons, bacon vegetal, etc.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL POR PORÇÃO – Porções: 6 porções

  • Calorias: 173.1
  • Gorduras Totais: 3.2 gr
  • Colesterol: 0.0 mg
  • Sódio: 63.0mg
  • Carboidratos: 35.5 gr
  • Fibras: 5.4 gr
  • Proteínas: 3.2 gr

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

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