Substituição de Ovos nas Receitas

Substituir ovos em receitas é sempre um nó para quem está começando, mas depois a gente percebe que tudo vai acontecendo naturalmente, vamos nos familiarizando cada vez mais com os ingredientes, seguindo receitas e intuições e vai ficando sim, cada vez melhor.

Para PÃES o mais indicado é o “OVO” DE LINHAÇA. Você pode fazer com as sementes ou com a farinha, os dois funcionam igualmente, mas se não desejar que as sementinhas apareçam então moa, sugiro que faça a moagem na hora de consumir por uma questão nutricional mesmo.

1/2 xícara de chá de água + 6 colheres de chá de sementes de linhaça = 1 ovo

Deixe descansar por no mínimo 10 minutos antes de usar na receita.

O mesmo vale para o “OVO” DE CHIA.

Para MOUSSES OU RECEITAS QUE PEDEM SÓ A CLARA, você pode usar, “ ágar-ágar” , que é um pó feito de algas, que é também muito nutritivo. Existe de duas cores, um meio acinzentado e outro bem branquinho. Dê preferência sempre pelo branquinho, pois o acinzentado deixa amargor.

1 xícara de sopa de água + 1 colher de sopa de ágar – ágar.

Dissolva, o pozinho na água em temperatura ambiente e leve ao fogo, siga mexendo até que levante fervura, deixe esfriar, leve à geladeira e depois é só usar ou de acordo com a receita que for fazer já pode incorporar nessa hora.

Para BOLINHOS DE CHUVA E BOLOS, mas principalmente para bolinhos de chuva, ficam incrivelmente saborosos.

BOLOS_erikasabino

1/2 banana nanica madura = 1 ovo. É só amassar e misturar a sua receita.

Para BROWNIES E FRITURAS, 30 gr. de tofu firme = 1 ovo. Pode ser amassado com garfo, ou processado junto com a receita.

PARA BOLOS, a combinação de bicarbonato de sódio + vinagre de maçã é um presente da química em nossas vidas. Garantia de bolo super fofinho, simples assim.

Para cada receita de bolo, 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio + 1 colher de chá de vinagre de maçã é a garantia de um bolo crescidinho e super fofinho.

Para DAR LIGA EM HAMBÚRGUERES, ALMÔNDEGAS E TUDO MAIS… é só ir acrescentando pouco a pouco, e ir misturando até que atingia a textura desejada. Farinha de aveia, miolo de pão, farinha de trigo. Fica realmente ótimo, tanto para grelha, como assar ou fritar.

Para EMPANAR, 1/2 xícara de água + 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou amido de milho. Faça uma pasta dissolvendo o amido na água. Passe por essa pasta rapidamente, em seguida passe na farinha de rosca. É possível também apenas passar em farinha e fritar, também fica super bom.

A maioria dos cookies, tortas e panquecas pode ser preparada sem ovo.

Artigo escrito por Erika Sabino – Alquimista de delícias veganas na empresa Mais Amor no Prato – www.facebook.com/erikasabinosantos, com informações do blog da bete Salsa https://www.facebook.com/bete.salsa?fref=gc&dti=223825178150957&hc_location=ufi e : https://universoalimentos.blogspot.com.br/

Autor: Seu Prato Saudável

Um blog sobre alimentação, equilibrio e bem viver! Aqui você vai encontrar nossa experiência pessoal com receitas, lugares onde comer de forma saudável, novidades e guias de alimentação escritos por especialistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s